Série “Conhecer” – CRAS Bias Fortes, assistência e proteção social

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Bias Fortes, desde fevereiro de 2010 é a porta de entrada no atendimento social à população do município. É um local público, onde são oferecidos variados serviços assistenciais com o objetivo de fortalecer e apoiar a convivência familiar e à comunidade em geral. A partir do adequado conhecimento das necessidades dos cidadãos, promove a organização e a articulação das unidades da rede municipal socioassistencial, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência direta, se tornando uma referência local.

Cerca de 30 pessoas são atendidas diariamente no CRAS – Bias Fortes, fazendo parte deste público, famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, como pessoas com deficiência, idosos, crianças em situação de vulnerabilidade social e os inseridos nos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, entre outros.

Dois programas principais guiam as suas ações: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Além destes dois programas, lá também os cidadãos são orientados sobre benefícios assistenciais e depois de uma análise social, podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

No PAIF, programa citado acima, o atendimento social é realizado todos os dias com atividades variadas, como visitas domiciliares, avaliação social para a concessão de benefícios eventuais, informação, orientação e encaminhamento para o LOAS, orientação e agendamento para aptidão a benefícios da Previdência Social, atendimento referente à documentação civil, encaminhamento à outros órgãos da rede socioassistencial do município, entre outros.

As oficinas

Além das ações estabelecidas por protocolos vindos dos Governos Federal e Estadual, o CRAS durante todo o ano oferece diversas oficinas para os seus assistidos. Como exemplo, a “Oficina de Convivência” direcionada para crianças de 05 a 10 anos, teve início em maio deste ano e nela são desenvolvidas atividades de convivência familiar, participação cidadã, desenvolvimento psicomotor e brincadeiras lúdicas. Os encontros previamente organizados pelos profissionais atuantes, visam proporcionar benefícios de curto prazo no conjunto de famílias dos participantes.

Outra ação, a “Oficina Café com Prosa”, iniciada em junho também deste ano, tem como público alvo os idosos do município. Durante o café, através de atividades recreativas entre os participantes, o foco é a socialização e convivência destas pessoas, através da realização de atividades socioeducativas, de orientação social, participação cidadã, atividades para o desenvolvimento psicomotor e resgate cultural.

Os profissionais

Diversos profissionais atuam diretamente na condução dos trabalhos no CRAS, como Psicólogo, Assistentes Sociais, Técnico de Nível Médio, Auxiliar de Serviços Gerais, entre outros.

Para a e Assistente Social e coordenadora da unidade, Suede Avelar Neto, todas as atividades têm uma intenção direta na vida das pessoas ali atendidas. “As atividades são de suma importância, pois o objetivo principal de todos os serviços oferecidos pelo CRAS é dar alternativas emancipatórias para o enfrentamento às vulnerabilidades das famílias e indivíduos assistidos, propiciando o acesso destes aos direitos sociais que devem ser garantidos pelo Estado”, destacou. Ela ainda lembra, que todas as atividades contribuem para que os assistidos se reconheçam como sujeitos da própria história e qual o seu papel dentro da sua comunidade.

Ciente da sua importância dentro da rede de serviços prestados pela Prefeitura de Bias Fortes, a administração municipal parabeniza a todos os profissionais do CRAS e confia neste órgão dentro das responsabilidades na gestão do município.

-Visite e conheça mais de perto o CRAS Bias Fortes. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e pelo tel. 32-3344-1240

Colaborou: Suede Avelar