XXIX edição da Expo BF é realizada com sucesso

A tradicional exposição agropecuária de Bias Fortes encerrou a sua 29º edição no último domingo (24), com sucesso de público e participação de produtores rurais.

Durante os 4 dias, a festa movimentou a cidade com 10 atrações musicais, além da apresentação de grupos de dança, desfile para a escolha da rainha e das princesas do evento, exposição de gado leiteiro, cavalgada e feira de artesanato.

Várias autoridades estiveram presentes na abertura oficial na noite de sexta-feira, como representantes do Legislativo Municipal, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de cidades da região, assim como deputados e religiosos da cidade. Durante o discurso de abertura, o prefeito Fabricio José da Fonseca Almeida, além de falar do esforço financeiro para a realização da festa, aproveitou para fazer um balanço da sua administração, anunciou investimentos para os próximos meses oriundos de emendas parlamentares, agradeceu a todos os funcionários da prefeitura que se esforçaram para a realização da festa e por fim, deu boas-vindas aos barraqueiros, bias-fortenses e visitantes. “Apesar da dificuldade financeira que os municípios veem enfrentando nos últimos tempos devido a crise que assola o país, proporcionar alguns dias de lazer para o povo de Bias Fortes é um prazer para nós e mostra que a nossa responsabilidade na administração dos recursos que temos recebido, têm dado certo e tem que continuar”, destacou o prefeito.

Os Shows

Grandes shows foram destaques na festa, como as apresentações de bandas de filhos de Bias Fortes e outras atrações. Na quinta-feira, o forró ficou por conta do cantor “Wanderson Quirino”, na sexta, antecedendo a abertura oficial, a atração foi o cantor “Anthony Oliveira”, no sábado a tarde, o “Trio Raízes Sertanejas” trouxe o som da viola caipira e no domingo, a banda “Os Tigres do Forró” agitou o povo logo no início da noite. Outras atrações mereceram destaque, como os shows do cantor sertanejo “Marcelinho de Lima” na sexta-feira, que levantou o público com sucessos seus já consagrados, além de outros clássicos e logo depois, fechando a madrugada, um grande show de forró com “Claudinei – A Potência do Forró”. No sábado, as apresentações ficaram por conta da dupla sertaneja “Felipe e Thiago” e da banda “Beijo Apimentado” que fechou a noite com variados estilos musicais. Por fim, ainda no domingo, a banda “Relux” veio encerrando a festa e deixando já a saudade para o público que insistia em não ir embora.

A cavalgada

Vale também citar, a grande cavalgada no sábado a tarde, que contou com a participação de centenas de cavaleiros, muitos vindos de cidades vizinhas como Juiz de Fora, Santos Dumont, Santa Rita de Ibitipoca, Lima Duarte, Pedro Teixeira, Antônio Carlos e até de outros estados como Rio de Janeiro. O desfile passou pelas principais ruas da cidade, finalizando no bairro Nossa Senhora Aparecida com a entrega das medalhas e premiações. Foi grande o empenho de dezenas de voluntários que auxiliaram na alimentação e alojamento para os cavaleiros, além de pastagens para os animais e por isso merecem os reconhecidos parabéns da Comissão Organizadora.

O Torneio Leiteiro

Ainda como atração e valorização do produtor rural local, 30 animais participaram da exposição e do torneio leiteiro. Este ano a competição foi dividida nas categorias, novilha livre, 20 quilos, 30 quilos, 40 quilos e livre geral, sendo que em cada categoria houve uma matriz vencedora. No balanço geral das 7 ordenhas, a matriz que deu mais leite foi a vaca “Poderosa” de propriedade do produtor rural, Danilo F. Reis, com 130,62 quilos, seguida pela “Maraiza” com 120,58 quilos, do produtor Zenóbio e pela vaca “Esperança” com 106,58 quilos do produtor Cesar Andrade.

Uma novidade deste ano, foi a avaliação morfológica dos animais, feita pelo Zootecnista Lucas Campos. Com larga experiência na preparação de animais para concursos em várias cidades do Brasil, Campos avaliou o nível de qualidade de todas as matrizes, sendo o animal “Madona” de propriedade do produtor Diogo Borges o mais bem avaliado.

Para um dos componente da comissão organizadora do torneio, Donizete Gomes, “a dedicação dos produtores rurais na preparação dos animais que antecede a festa, foram fatores preponderantes na ótima performance deles durante a competição” mencionou o profissional. Ele ainda destacou a participação efetiva na Comissão Organizadora dos jovens bias-fortenses, estudantes da área de ciências agrárias como fundamental para o êxito do torneio. Confira aqui mesmo no site, na próxima matéria, uma abordagem especial e completa sobre o Torneio Leiteiro com as colocações do gado, fotos e as premiações.

O desfile

No sábado a noite, aconteceu o tradicional desfile para a escolha da rainha e das princesas da XXIX Torneio Leiteiro. Dez garotas desfilaram com trajes country e depois do julgamento dos avaliadores, se consagraram como vencedoras as três mais bem votadas pelo juri. Foram elas:

Rainha- Marilia Nogueira Oliveira Souza

1º Princesa- Karina Ramos Gomes

2º Princesa- Leticia Maria do Nascimento

A Comissão Organizadora agradece a participação de todas as candidatas e parabeniza as vencedoras do desfile. Confira logo abaixo as fotos.

A feira de artesanato

Juntamente às outras festividades, foi realizada também no parque de exposições a 5ª Feira de Artesanato com a participação de artesãos independentes e da Associação de Artesãos de Bias Fortes. Quem visitou a feira pôde apreciar e levar como lembrança da cidade, variados tipos de trabalhos que vão de esculturas em madeira, crochês, a doces e pinturas, entre outras artes.

Agradecimento

Diante do sucesso da festa em geral, a prefeitura municipal vem agradecer a todos os envolvidos, como funcionários, voluntários, barraqueiros, bias-fortenses e visitantes, que com certeza deram o seu melhor para o êxito do evento, seja trabalhando, torcendo ou confraternizando. Tudo aconteceu como o planejado, com 4 dias de muita alegria e paz e coloca mais uma vez o nome de Bias Fortes entra as grandes festas da região.

Confira abaixo algumas fotos da festa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


*


Aguarde...

Quer ficar por dentro das ações da Prefeitura?

Preencha os dados abaixo e receba todas as informações em primeira mão.
Font Resize