Produtor rural merece destaque na Expo BF 2017

Um dos motivos da realização desta grande festa, os produtores rurais de Bias Fortes e seus animais não poderiam deixar de ganhar destaque nesta grande festa.

A lida começa dias antes da festa já no preparo dos animais para a exposição e durante os 4 dias do torneio, seja dia ou noite, dezenas de produtores de leite e seus funcionários trabalharam cuidando de cada uma das 30 cabeças de gado que participaram do XXI Torneio Leiteiro de Bias Fortes.

Além do torneio leiteiro, este ano a avaliação morfológica, onde se avalia a qualidade geral do animal foi uma novidade durante os 4 dias da exposição. O Zootecnista Lucas Campos esteve presente no evento durante todo o tempo e no final do torneio fez a avaliação geral de cada animal. Para Lucas, a organização do torneio  e a participação dos produtores rurais foi de grande importância para o sucesso final. “Comparecer a um evento como este, muito bem organizado em todos os aspectos, desde a parte pessoal de bastidores ao julgamento dos animais, foi possível enxergar um potencial enorme nestes produtores rurais. São animais morfologicamente rentáveis aos seus proprietários. Deixo o meu agradecimento e reconhecimento a vocês de Bias Fortes”, destacou Lucas.

Outra novidade, foi a oportunidade dada pela Comissão Organizadora aos estudantes de Bias Fortes da área de ciências rurais, que juntamente com os produtores rurais acompanharam todo o processo de preparação e esgotamento dos animais durante o Torneio. Para a jovem Ana Carolina de Almeida, do 6º período do curso de Zootecnia, “o evento foi ótimo, principalmente o Torneio Leiteiro, que com a ajuda dos jovens estudantes da cidade que estão chegando para atuarem na área e estão mostrando boa vontade em ajudar aos produtores da região, contribuíram para o sucesso do evento”.

Reforçando a participação dos jovens, o produtor rural, Carlos Henrique Borges, citou a interação entre a Comissão Organizadora, jovens estudantes e expositores. “Durante os 4 dias de evento, a gente interagiu, Comissão e produtor rural sempre conversando. Também achei muito importante, foi a participação dos jovens estudantes, pessoas que doaram o seu serviço em troca de nada de volta, fizeram o que estão aprendendo na faculdade”, lembrou o expositor.

Por fim, o prefeito Fabrício deixou o agradecimento a todos que contribuiram para o evento. “Aos homens do campo em especial e aos organizadores e ajudantes, a Prefeitura Municipal quer agradecer pela confiança e cooperação na realização da festa e dar a certeza de que continuaremos lado a lado apoiando-os no dia-a-dia no campo”.

Confira abaixo a classificação das melhores colocadas em cada categoria

Novilha Livre

1º) Romario Baldino – Baliza

2º) Arquimedes – Priscila

20 Quilos

1º) Jucimar R. Oliveira – Camponesa –

2º) Manoel Mesias – Cibele

30 Quilos

1º) Francisco Chiquinho – França

2º) Antonio Baldino – Mascarada

40 Quilos

1º) Cezar Andrade – Crioula

2º) Arquimedes – Juju

Livre

1º) Danilo M. Barra – Poderosa

2º) Zenobio – Maraiza

* A classificação final dos animais vencedores das categorias de 20kg,30kg e 40kg são os animais que produziram mais próximo de 50kg,70kg e 100kg respectivamente ao final do torneio.

Como prova do belo trabalho de todos, confira abaixo os momentos de confraternização desta turma com as fotos da exposição de gado e da premiação final.