Série “Conhecer” – A rede Municipal de Educação de Bias Fortes

Dando prosseguimento a Série “Conhecer”, onde falamos um pouco sobre cada um dos órgãos pertencentes à Prefeitura Municipal, neste mês de outubro, em que se comemora o dia do professor, falaremos sobre a nossa Rede Municipal de Educação, mostrando quais as atividades desenvolvidas por ela, os seus colaboradores e assistidos.

Se não a mais importante, a Secretaria de Educação de uma cidade, com certeza deve ser considerada uma das que carregam a maior responsabilidade na condução de seu povo. É através dos seus cuidados que se molda o futuro do município, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, pois é na escola que os homens e mulheres de amanhã são preparados.

Em Bias Fortes não é diferente, é sob a responsabilidade da Secretaria de Educação da cidade, que 255 crianças atualmente são atendidas de segunda a sexta-feira em toda a rede municipal de educação do município, incluindo as escolas da zona rural, totalizando sete escolas.

São elas: Bias Fortes – E.M. Juscelino Manso e Pré-escolar Peixinho Dourado; Colônia do Paiol – E.M. Prefeito Joaquim Ribeiro de Paula; Várzea de Santo Antônio –  E.M Várzea de Santo Antônio e Pré-escolar Cantinho Feliz; Ponte Nova –  E.M. Ponte Nova e Fátima – E.M. Antônio Lulu.

Nelas são oferecidas aulas da Educação Infantil ( 1º e 2º períodos), que engloba as crianças menores e do Ensino Fundamental 1 ( 1º ao 5º ano), que antecede a entrada do aluno no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio, ambos sob a responsabilidade do Estado.

Para movimentar toda esta rede, a secretária de educação, Marcilia Viviane de Oliveira Ramos, conta com o auxílio de 31 professores, 02 supervisoras, 01 auxiliar administrativo e 16 cantineiras.

São dezenas de profissionais que trabalham diariamente zelando pelo bem estar e pela boa educação das crianças de nossa cidade. Cientes de seu papel na formação dos alunos, escolhemos duas falas para retratar o zelo com que são cuidadas as nossas ciranças.

“A Educação é essencial para a formação do indivíduo como um todo. Através da Educação formamos cidadãos críticos, participativos e conscientes do seu papel na sociedade”. Marcília Viviane – Secretária de Educação de Bias Fortes

”Trabalhar com criança, é doar tudo de bom que tenho para eles, porque a criança no período em que está conosco na sala de aula é como se fosse um filho, uma vez que eles confiam muito em nós e somos a fonte inspiradora dessas crianças, assim procuro dar o melhor de mim a eles. Nossa responsabilidade é muito grande e temos consciência disso”.  Márcia Maria de Souza – Professora do 1º ano na Escola Municipal Juscelino Manso.

Ações

Durante todo o ano, diversas ações são realizadas nas escolas. Tanto os professores como os alunos são beneficiados com atividades que visam o aperfeiçoamento e o entrosamento no ambiente escolar entre Escola, professor, aluno e pais.

Além das reuniões pedagógicas entre a coordenação e os professores, alguns convênios auxiliam na preparação dos educadores, como as parcerias com a APAE de Barbacena (Educação Especial), o SENAR (Esporte na Escola) e a mais recente, a adesão ao PNAIC – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Para os alunos, como estímulo a sua conduta no dia a dia, seja no ambiente familiar ou no coletivo, é realizado mensalmente na escola a “Hora Cívica”, um momento com apresentações artísticas e culturais que passam valores cívicos e morais às crianças. Ainda como forma de aproximação dos pais com a escola, o “Dia da Família na Escola”, foi realizado em toda a rede, onde os pais foram convidados a passarem um dia com os filhos dentro do ambiente escolar, participando de palestras e atividades em geral.

Bimestralmente, também são realizadas as reuniões entregas dos boletins aos pais. Nestas reuniões são discutidos direto com os pais as dificuldades pedagógicas do aluno e qual a melhor forma da Escola juntamente com os pais de resolverem aquele problema.

Estrutura

Todas as sete escolas da rede municipal de ensino contam com cantina, onde é servido uma vez por turno a merenda das crianças sob a orientação da nutricionista, Mariele Cristina, que prepara o cardápio previamente, visando a qualidade nutricional da merenda oferecida. Como já mencionado acima, são 16 profissionais que atuam no preparo diário das refeições.

No auxílio à leitura, a E.M. Jucelino Manso, localizada na sede do município, possui uma biblioteca registrada com centenas de livros dadáticos. Já as 6 escolas da zona rural, possuem o “Cantinho da Leitura”, onde são disponibilizados inúmeros livros aos alunos, acervo este reforçado recentemente com a chegada de coletâneas direcionadas aos alunos do 1º ao 3º ano.

Como importante peça de toda esta rede, o transporte dos alunos é feito com a cobertura de toda a zona rural do município, através do “Programa Caminhos da Escola”, com o auxílio da frota própria do município e de motoristas contratados, de maneira que todos os alunos sejam atendidos pelo município.

Dia do professor

No próximo dia 15 comemora-se o dia do professor e a Prefeitura Municipal dedica esta matéria sobre a nossa Rede Municipal de Educação como uma homenagem especial a todos os mestres de nossa cidade e através dela quer demonstrar que a educação e os seus formadores são de extrema importância na formação de nossos cidadãos biasfortenses. Parabéns a todos os nossos professores!

“Professor, um mestre educador. A figura do professor deve ser valorizada, em suas mãos encontra-se a ferramenta que mudará o futuro: a educação”. Paulo Freire

*Confira aqui na nossa página no Facebook algumas fotos das comemorações oferecidas pelo Executivo Municipal pelo dia do professor.