Novembro Azul: agora é a vez dos homens se cuidarem

Se outubro foi o mês de mobilização contra o câncer de mama nas mulheres com a campanha do “Outubro Rosa”, agora o novembro é dedicado as ações relacionadas ao câncer de próstata e a saúde do homem de uma forma geral, com a campanha “Novembro Azul”.

Durante todo o mês de novembro, o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, se mobilizam na divulgação e conscientização da necessidade dos homens se cuidarem e principalmente, trazer para o dia-a-dia um assunto as vezes tabu, a alta incidência do câncer de próstata entre os homens acima de 50 anos e a importância da prevenção deste mau com os exames periódicos.

O câncer de próstata

Um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e o de maior incidência nos homens, ele mata no Brasil um homem a cada 38 minutos, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o que comprova a sua alta taxa de letalidade. Mas como para todo mau o melhor remédio é a prevenção, o combate ao câncer de próstata pode ser feito através de uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, com menos gordura, com a prática de exercícios regulares, controle de peso, baixo consumo de álcool e zero tabaco, além dos exames periódicos.

Os sintomas mais comuns da doença são a dificuldade de urinar, a frequência urinária descontrolada e a diminuição do jato da urina. Caso algum desses sintomas seja detectado, deve-se procurar imediatamente o médico para que os exames necessários sejam feitos.

O Ministério da Saúde indica que todos os homens acima dos 50 anos devem se submeter aos procedimentos de prevenção e o  método mais indicado é o toque retal, seguido pelo exame de sangue PSA que pode indicar aumento de uma proteína produzida pela próstata. Caso seja detectado este aumento, o diagnóstico final é feito com a análise de parte do tecido da glândula, através da biópsia, podendo ela ser benigna ou maligna.

Para mais informações, clique aqui

Em Bias Fortes

Como parte das ações voltadas para o Novembro Azul, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, não diferente das ações que foram realizadas para as mulheres em outubro, agora vai promover diversas frentes de ações para o alerta aos homens contra o câncer de próstata.

Como parte, nesta quarta-feira (8), será realizado estrategicamente na garagem da Prefeitura, logo no início da manhã, atividades que trarão o assunto para a ordem do dia. Uma palestra alertando sobre a importância da prevenção, da quebra de preconceito ao exame preventivo e outros assuntos que dizem respeito à saúde do homem serão expostos pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, atividades de recreação e um lanche de confraternização será servido a todos os participantes.

Assim, a Secretaria de Saúde de Bias Fortes convida a todos os homens da nossa cidade para esta manhã de prevenção e alerta contra esta doença que uma das mais letais no Brasil e no mundo.

As ações são abertas a toda a comunidade e terão início às 07:00hs na garagem da Prefeitura ao lado do campo do Santa Cruz.

Prevenir hoje é pensar no amanhã!