Prefeitura inicia vacinação contra brucelose

A campanha de vacinação contra a brucelose no município teve início no último dia sete de novembro e vai até o dia quinze de dezembro. O foco da campanha, são bezerras com idade entre 3 e 8 meses e o procedimento é obrigatório, passível de multa pelo Estado.

Os produtores rurais devem agendar a visita dos profissionais no posto do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), localizado no prédio do Destacamento de Polícia Militar, na Praça Dr. Antônio Pires, com a Veterinária Marciana ou o funcionário Donizete Gomes, informando o número de animais a serem vacinados, sem nenhum custo.

É importante lembrar, que o produtor rural que necessitar de alguma assistência veterinária, a Prefeitura oferece um profissional capacitado para auxilio imediato, em qualquer assunto dentro da área de atuação do órgão de assistência agropecuária.

A brucelose

Transmitida dos animais para o homem, seu contágio se dá quando do contato direto do homem com animais doentes ou quando se ingere leite cru, produtos lácteos contaminados (queijo, manteiga, entre outros), carne mal passada e seus subprodutos.

A prevenção da doença, depende diretamente do controle e erradicação da bactéria nos animais, daí a importância da higiene pessoal, com utensílios de trabalho e no preparo e escolha dos alimentos derivados destes animais propensos à doença.