Aconteceu: Conferência Municipal de Educação e Audiência Pública de Educação

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a II Conferência Municipal de Educação e Audiência Pública de Educação de Bias Fortes.

Durante todo o dia, professores, coordenadores e demais profissionais da educação, juntamente com participantes da comunidade, estiveram reunidos em atividades e discussões sobre o tema “Educação” no salão principal do Centro Catequético.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes, o Exmo. Sr. Prefeito, Fabrício José da Fonseca Almeida, a Sra. Marcília Viviane de Oliveira Ramos, Secretária Municipal de Educação, a Sra. Ana Cristina Fernandes Andrade, Diretora da Escola Estadual Cisipho Campos, a Sra. Renata Viol, Analista de Educação da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena, assim como autoridades religiosas e policiais, coordenadores e professores das escolas do município.

A Conferência

Cumprindo diretrizes da Secretaria de Estado da Educação, o evento é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) e da Conferência Nacional Pública de Educação ((CONAPE 2018) e tem a função de reunir todos os profissionais ligados ao tema “Educação” e coloca-los para discutir as ações e os resultados já desenvolvidos, e ao mesmo tempo, traçar planos e metas para o próximo ano.

Diversos temas relacionados à Educação no município foram colocados em nove eixos de estudos e apresentados para discussão em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), que coloca o planejamento em educação no centro da agenda, gerando compromissos inadiáveis, como a universalização do ensino, a valorização da diversidade, a promoção dos direitos humanos, a qualidade social e a equidade entre todos no ambiente escolar.

Além da palestra principal com o tema “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais – SIEP/MG e a Implementação dos Planos de Educação”, todos os assuntos abordados nos eixos foram discutidos em grupos de estudos montados entre os professores, e as conclusões de cada grupo, foram expostas em uma plenária final, onde também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa territorial das Conferências de Educação. Confira no final da matéria os nomes dos delegados eleitos.

Para a professora da rede municipal, Maria Aparecida Nogueira, a Conferência Municipal de Educação serviu para reunir as pessoas que veem na educação a única forma de uma sociedade melhor. “Foi um momento em que toda a comunidade escolar pôde refletir e sugerir melhorias para que a educação se fortaleça, e possa ser garantida com qualidade a todos os cidadãos. É através dela que se busca o  sucesso, uma vida melhor e uma sociedade mais justa”, lembrou a docente.

De uma forma geral, todas as decisões tomadas em conjunto durante a Conferência, foram documentadas e serão levadas na etapa territorial das Conferências e fazem parte do Plano Municipal de Educação de Bias Fortes (PME-BF) para os próximos dez anos.

De forma objetiva, a Secretária de Educação do município, Marcília Viviane, explica o que é o PME. “As ações do PME promovem a melhoria de aprendizagem em todas as etapas da educação básica. Entre essas ações, estão melhorias físicas nas escolas, investimentos na capacitação dos professores, atenção à educação infantil, além da garantia de alfabetização a todas as crianças, entre outras.

Ainda como parte do evento, foram realizadas apresentações culturais das alunas do 5º ano da Escola Municipal Juscelino Manso e do Grupo de Congada da Comunidade Quilombola da Colônia do Paiol e por fim, foi oferecido um coquetel de confraternização a todos os participantes.

Delegados eleitos

Gestores – Titular: Marcília Viviane de Oliveira Ramos – Suplente: Ana Cristina Fernandes Andrade

Profissionais de Educação – Titulas: Sirlene Aparecida de Oliveira Nogueira – Suplente: Maria Lúcia Pereira dos Santos

Pais, mães ou responsáveis legais – Titular: Márcia Cristiane de Oliveira – Suplente: Josiane Sales da Silva Martins