Série Conhecer : Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF Bias Fortes

Composto por profissionais da área fisioterapia, psicologia, nutrição e educação física, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-BF) trabalha no suporte às equipes do Programa Saúde da Família e de Atenção Básica à Saúde que atendem diretamente grupos específicos, como hipertensos, fumantes, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, entre outros.

O NASF Bias Fortes funciona na UBS Dr. Ranulpho Nogueira da Silva, no Bairro Nossa Senhora Aparecida e atende as demandas trazidas pelos outros setores de saúde da Prefeitura e de acordo com a necessidade do paciente, fazem atendimento domiciliar, na UBS ou atividades ao ar livre, como ginástica, participação em campanhas como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul , além de parcerias com o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação através de palestras nas escolas e demais setores da administração municipal.

Ações e números do NASF

Todo mês é realizado o fechamento das atividades através do boletim de produção ambulatorial, que é um balancete de todos os atendimento realizados pelo NASF naquele mês.

Em média, por mês são realizados 70 atendimentos psicológicos e 70 nutricionais, tanto na UBS quanto em domicílio, além de 50 atendimentos de fisioterapia domiciliar na área urbana e rural.

Existem também os grupos de atividades físicas que atendem em média 80 pessoas de todas as faixas etárias, como o Grupo Feliz Idade e o Criança em Ação (uma parceria com o CRAS), o Grupo Peso Saudável (acompanhamento nutricional) e o Grupo da Instituição de Longa Permanência para Idosos, que trabalha no atendimento específico aos assistidos naquele lar de idosos. Estes grupos funcionam no CRAS e no Parque de Exposições, com atividades ofertadas entre 2 e 3 vezes na semana.

Na área da psicologia, existe o Grupo de Combate ao Tabagismo com atividades que promovem mais qualidade de vida e alertam sobre os males do tabaco.

A Rede de Saúde de Bias Fortes

Em linhas gerais, com o NASF, a Prefeitura Municipal de Bias Fortes oferece aos seus cidadãos mais um aparelho de assistência e qualidade de vida na área da saúde.

Juntamente com o CRAS, com as equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Básica, as duas Unidades Básicas de Saúde – UBS, os postos de atendimento nas comunidades rurais, farmácia básica, todos estes setores que contam com profissionais de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física, assistência social, farmácia, agentes de saúde e demais funcionários da área, formam uma grande rede de auxílio e assistência à saúde em Bias Fortes e ajudam a promover uma melhor qualidade de vida a seu povo.

Se interessou sobre o NASF-BF ou quer participar das atividades ou precisa de atendimento ? Ligue no tel. (32) 3344-1037 e fale com a coordenadora, enfermeira Danielle.

Confira abaixo algumas fotos das atividades do NASF-BF