Bias Fortes completa 79 anos de história

No próximo domingo (17) a nossa cidade chega aos 79 anos de emancipação. Para uma data tão especial, nada melhor do que contarmos um pouco da história desta terra.

De acordo com o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especula-se que logo no início do século XVIII (1710 – 1750), com a abertura do Caminho Novo que ligava Vila Rica (atual Ouro Preto) ao litoral do Rio de Janeiro, a região em que se situa hoje a cidade de Bias Fortes foi sendo desbravada. O certo, que nada se sabe de forma oficial sobre a localidade antes de 1826, mas o que diziam os mais antigos é que um quilombo de escravos fugitivos das fazendas de café surgiu onde hoje é a sede do município.

A partir de 1826, a conquista e o povoamento das terras foram se consolidando e acredita-se que a fama do quilombo com farta mão de obra escrava, fez com que diversos senhores e capatazes se estabelecessem na região para a captura destes negros e assim formaram as grandes fazendas.

Em 1830, foi erguida a capela de Nossa Senhora das Dores do Quilombo e em 1877 a capela foi elevada de categoria com a denominação de Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

Depois de duas décadas, em 1896 teve o nome alterado para Distrito de União. Nesta época, o povoado já tinha uma vida social, tendo já movimento de carros de bois e cavalos vindos das fazendas e a presença dos caixeiros viajantes.

Por fim, em 17 de dezembro de 1938, através do Decreto de Lei nº 148, elevou-se o distrito à categoria de município, com o território desmembrado de Barbacena, recebendo a denominação de Bias Fortes, uma homenagem à memória do Dr. Crispim Jacques Bias Fortes, ex. governador de Minas Gerais.

Exuberante por natureza e dotada de uma hospitalidade ímpar, nossa querida cidade completa neste 17 de dezembro de 2017, seus 79 anos de criação. Como prova do amor e orgulho por nossa terra, o Hino de Bias Fortes, de Fernando Luiz Magaldi e Francisco Leitão da Silva, traz em seu refrão uma declaração que merece e deve ser sempre lembrada.

“A você, torrão amado, berço de homens honrados, consagramos nossa vida. Neste hino que lhe faço, quero envolvê-la num abraço, ó, Bias Fortes querida.”

Festividades

Como forma de comemoração, a Prefeitura Municipal programou algumas atividades de recreação e confraternização. Com início já no dia 09 de dezembro passado,  foi organizado um festival de futebol com participações de times locais e de cidades vizinhas, tendo as partidas finais marcadas para o próximo domingo, com uma grande tarde esportiva no campo do Santa Cruz.

Ainda teremos feira de artesanato, tarde de lazer para as crianças, missa solene, entre outras ações no decorrer dos dias que antecedem e no dia do aniversário.

Esta é uma homenagem do Executivo Municipal e de toda a população de Bias Fortes pela comemoração dos 79 anos de emancipação do município.

Confira abaixo a programação completa.

16 de Dezembro – Sábado

14:00 – Tarde de recreação para as crianças na praça principal

17 de Dezembro – Domingo (Aniversário da Cidade)

09:00 – Missa Solene na Matriz em Ação de Graças aos 79 anos de Bias Fortes