ATENÇÃO!

Bias Fortes está entre as 162 cidades de Minas Gerais, onde foi decretado pelo Governo do estado situação de emergência pelo risco de febre amarela.

Todas as cidades que fazem parte das Regionais de Saúde de Juiz de Fora e Barbacena, estão inclusas nesta medida e terão intensificados os trabalhos de prevenção e vacinação de suas populações.

Vale lembrar, que nenhum caso foi notificado em nosso município, porém a vacinação é de suma importância para a prevenção da doença.

Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, informa que desde o início do mês a vacina está disponível na UBS que fica em frente a Escola Municipal Juscelino Manso para toda a população, de acordo com as indicações do Ministério da Saúde. Na zona rural, as equipes de saúde também já estão fazendo a checagem domiciliar dos cartões de vacina, para que caso necessário, seja feito a imunização.

Os moradores da zona rural que quiserem se adiantar e se dirigirem ao posto de saúde na zona urbana para a imunização, também pode fazê-lo.

INSTRUÇÕES

-Quem pode ser vacinado?

Todos a partir dos 9 meses de idade até 59 anos, com as seguintes exceções:

*Quem já tomou a vacina uma vez na vida não precisa tomar novamente.

*Grávidas e mães que estejam amamentando devem procurar o posto de saúde para as devidas instruções.

-Quem tem 60 anos ou mais pode vacinar?

Para esta idade é indicado que procurem o posto de saúde para as devidas instruções.

-O que eu devo levar para a vacinação?

Um documento de identidade e o cartão de vacinação.

-O macaco transmite a febre amarela?

Não, ele apenas é mordido e infectado pelo mosquito, como nós humanos. A morte de um macaco por febre amarela serve de alerta para as autoridades, dando sinal de que ali naquela área pode existir o mosquitos que transmite a doença.

A febre amarela é contagiosa?

A doença não é contagiosa, ou seja, a transmissão não é feita de pessoa para pessoa. Como falamos anteriormente, a doença é transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus.

Quais os sintomas da febre amarela?

Febre, dor de cabeça, calafrios, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em caso mais graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos e hemorragia.

Procure o posto de saúde de Bias Fortes e vacine-se!