Você está visualizando atualmente Em Bias Fortes, merenda boa no prato é sinônimo de melhor aprendizado e criança feliz

O programa de alimentação escolar nas unidades educacionais de Bias Fortes oferece alimentação e ações de educação alimentar e nutricional com o objetivo de atender todas as demandas e necessidades nutricionais dos alunos colaborando diretamente no bom desempenho escolar.

As escolas municipais de Bias Fortes, atendem atualmente 225 alunos, sendo 164 matriculados no ensino fundamental e 61 matriculados no pré-escolar, com cinco unidades rurais e duas unidades urbanas, sendo todas elas atendidas pelo programa de alimentação escolar municipal, com a maioria dos produtos adquiridos com recursos do próprio município.

A aquisição dos gêneros alimentícios acontece por meio de licitação e chamada pública para a
agricultura familiar, o que da a possibilidade de produtores rurais do próprio município comercializarem seus produtos, fazendo com que a receita fique em nossa cidade, ajudando na economia local.

O cardápio é elaborado, calculado e supervisionado por uma nutricionista da Prefeitura, que envia semanalmente os produtos para as escolas rurais e sempre que necessário também são feitas remessas extras quando solicitado. A organização deste envio da merenda para as escolas, os gêneros alimentícios que serão necessários na semana segundo o cardápio pré-elaborado, são todos  separados e pesados de acordo com a quantidade de alunos matriculados, sendo registrados e arquivados todos estes dados com as respectivas quantidades que foram enviados.

A ELABORAÇÃO DO CARDÁPIO

A seleção dos alimentos e montagem dos pratos para cada dia e unidade escolar é feita de acordo com as necessidades nutricionais, buscando atender as especificidades e condições, como a aceitação dos alunos, os costumes locais e a disponibilidade de cada gênero segundo a estação de colheita, seguindo as orientações e regras qualitativas e quantitativas dispostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, como por exemplo, frutas in natura dois dias por semana, hortaliças no mínimo três dias por semana, carnes, vísceras, aves e peixes quatro dias por semana, alimentos fonte de vitamina A três dias por semana, entre outras especificidades. Porém o Departamento de Educação, juntamente com o profissional de nutrição, escolheram fornecer frutas todos dias para os alunos.

Como em todas as unidades as aulas são em período parcial, ou seja, de manhã ou a tarde, para a maioria dos alunos é fornecido uma refeição ao dia, sendo esta o almoço, exceto para os alunos em período de reforço que estudam em período integral, que também têm oferecido um lanche a tarde.

Quanto ao preparo dos alimentos, são repassadas às cantineiras as orientações básicas de higiene pessoal, assim como a periodicidade de higienização de utensílios, equipamentos e ambientes característicos de cada unidade escolar. Também é feito a orientação quanto ao uso moderado de óleos e temperos, a fim de padronizar as preparações e preservar os nutrientes que são oferecidos.

Nos últimos anos, o município tem investido na alimentação escolar, que além de refletir diretamente na saúde das crianças, promove um avanço no rendimento e aprendizado escolar de todos.

Alimentos oferecidos regularmente para a elaboração dos pratos: Arroz, feijão, pernil, frango, carne moída, músculo, linguiça, ovo, cenoura, beterraba, alface, tomate, abobrinha, batata, chuchu, repolho, cebolinha, maçã, mamão, banana, laranja, entre outros.