Você está visualizando atualmente Bias Fortes avança em programa do Ministério do Turismo e recebe certificado de reconhecimento

Mais um passo foi dado para a aplicação de políticas públicas de fomento ao turismo em nosso município, agora com a concessão pelo Ministério do Turismo dos certificados de reconhecimento do “Conselho Municipal de Turismo” e a inclusão da cidade no “Mapa do Turismo Brasileiro”.

Confira os certificados do município AQUI e do conselho municipal AQUI

Tal avanço só foi possível devido ao trabalho desenvolvido pelo Departamento Municipal de Turismo com ações de estruturação do setor que já vêm sendo feitas desde 2017, com a aplicação de uma visão que nosso município tem um grande potencial de turismo sustentável com a consequente oportunidade de geração de emprego e renda para a nossa população.

A implantação de um setor estruturado de turismo passa por etapas e o recebimento destes certificados é uma delas, agora abrindo mais possibilidades para o recebimento de recursos e ações para o fomento da atividade turística local, como cursos de capa

Areião da Serra BF – Foto www.circuitoserrasdeibitipoca.com.br

citação, mapeamento de atrações, bem como a sua sinalização e conservação e a produção de atividades de valorização dos bens culturais locais, entre outros.

A nossa proximidade com o Parque Estadual do Ibitipoca e o aproveitamento deste grande ponto turístico tem sido o foco de atuação nos últimos anos, já com algumas ações em andamento avançado, como a apresentação ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que faz a gestão do parque, de uma proposta para a abertura de uma outra portaria do parque nos limites entre os municípios de Bias Fortes e Santa Rita de Ibitipoca, aproximando os turistas ainda mais para a nossa região.

Outra ação, foi o já finalizado processo de tombamento da região da “Serra das Areias” na borda do Parque de Ibitipoca, com a intenção de colocar regras para a exploração da localidade e assim mantê-la protegida, já que é um ponto bastante visitado por turistas e próximo ao possível outro portal de entrada ao parque.

Volta das Transições – Foto – www.bikersriopardo.com.br

Além disso, o município passou a participar efetivamente da Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) “Municípios do Circuito Serras de Ibitipoca” juntamente com outras onze cidades vizinhas, também conquistou um acento no Conselho Consultivo do Parque para assuntos de interesse da região. *Informações sobre o Circuito Srras de Ibitipoca AQUI

Também faz parte do projeto cicloturístico “Volta das Transições” que consiste em uma rota estruturada que passa por diversas cidades da região, inclusive Bias Fortes e que já é feita por milhares de ciclistas principalmente, mas também por jipeiros e pessoas a pé. *Informações dobre a volta das transições AQUI

Como destaque também, promoveu em conjunto com a Prefeitura de Pedro Teixeira, o I Passeio Ciclístico entre as cidades, que em breve terá outra edição e se encaixa dentro das promoções e atrativos turísticos do município.

Assim, Bias Fortes tem caminhado na direção correta da atração da atividade turística consciente e sustentável para o município, e em breve outras ações no setor serão anunciadas.

Parabéns a todos os envolvidos por mais esta conquista e obrigado a todos os órgãos de apoio ao turismo regional pela cooperação, como o a IGR Serras de Ibitipoca e Volta das Transições!