Você está visualizando atualmente Área será protegida e faz parte dos planos do Executivo para o turismo ecológico sustentável de Bias Fortes

Área será protegida e faz parte dos planos do Executivo para o turismo ecológico sustentável de Bias Fortes

Os departamentos municipais de Turismo e Cultura estão realizando os trâmites legais para dar andamento no processo de tombamento do conjunto paisagístico da Serra das Areias, área que fica dentro dos limites do município no limite junto ao Parque Estadual do Ibitipoca.

A região, conhecida como Areais caracteriza-se pelo solo arenoso em meio às pastagens e pontos de mata atlântica aos pés do grande paredão de pedra com elevada altitude, de onde se tem uma vista privilegiada do “mar de morros” , paisagem característica do relevo regional. A beleza e a exuberância do local, tem atraído cada vez mais turistas e despertado a intenção do turismo ecológico e rural, o que faz com que o pode público municipal, ciente da importância da atividade ordenada para a renda dos moradores daquela região, coordene ações que protejam e guiem as atividades na área para um desenvolvimento sustentável e responsável.

O primeiro passo foi a aprovação na reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Bias Fortes do tombamento provisório do local, que fica a 17 km da sede, com uma área de 208,42 hectares e é composto pelo Areiões de Cima e de Baixo.

A decisão foi tomada após a análise de um minucioso dossiê de 54 páginas montado pelos colaboradores, Sara Horta e Leandro Volpini, ligados aos departamentos municipais de Turismo e Cultura, com supervisão do profissional da área de arquitetura e urbanismo, Ademir Nogueira. A peça completa, com parte histórica, justificativa e documentos fotográficos, pode ser acessada clicando aqui

Com isso, na mesma reunião, o edital de notificação, que junto com o dossiê compõe os primeiros trabalhos, foi publicado e seguido de outras providências administrativas que já estão sendo tomadas.

Deixe um comentário