Você está visualizando atualmente CURSOS BUSCAM QUALIFICAR PROFESSORES NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE BIAS FORTES

O Departamento Municipal de Educação aderiu de pronto aos programas RENALFA – (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização) e LEEI – (Leitura e Escrita na Educação Infantil) que visam a capacitação dos professores do ensino infantil e fundamental na direção da excelência na alfabetização das nossas crianças nos primeiros anos de estudos.

A ação é uma parceria do município de Bias Fortes junto ao Estado de Minas Gerais e ao Governo Federal englobando as diretrizes do CNCA – (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) que é um projeto criado em 2023 pelo Ministério da Educação para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país ao final do 2º ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º,4º e 5º anos afetados pela pandemia.

As aulas dos dois cursos já começaram, com os professores da rede municipal devidamente matriculados e empenhados neste projeto, sendo um com atividades a distância e outro com aulas e atividades presenciais.

Para a secretária de educação de Bias Fortes, prof.ª Marcilia, todo tipo de aprendizado e reforço na formação dos professores é válido e reflete diretamente no desempenho dos alunos em sala de aula. “Ao longo da formação, buscaremos fazer com que as professoras experimentem experiências novas, interações importantes no processo de ensino e aprendizagem, onde elas possam adotar uma postura responsiva e dialógica no processo formativo, com o objetivo de refletir sobre suas práticas pedagógicas visando o aperfeiçoamento e análise de seus planejamentos com ênfase na leitura e escrita na educação infantil”.